Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Única pendência para avanço de acordo da UE com Mercosul 'está do lado europeu', diz porta-voz

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O porta-voz de Comércio da Comissão Europeia, Olof Gill, afirmou nesta quarta-feira, 6, que a única pendência para o avanço do acordo entre a União Europeia (UE) e o Mercosul "está do lado europeu". Ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), Gill declarou que "a UE vai apresentar o acordo a todos os países-membros nas próximas semanas" e que levará "alguns meses" até que os integrantes do bloco votem sua aprovação.

Segundo ele, o cronograma se deve ao fato de que, no momento, o foco comercial do continente está nas tarifas com os Estados Unidos. Gill também assegurou que o texto que será submetido aos países da UE é o mesmo fechado em dezembro de 2024, já aprovado pelos países do Mercosul, com apenas uma modificação: "maiores medidas de proteção aos consumidores da UE e aos fazendeiros da França".

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Fontes ligadas ao bloco europeu confirmaram ao Broadcast, sob anonimato, que a França lidera hoje a resistência ao acordo Mercosul-UE e, por isso, pressionou por mudanças no texto de dezembro.

Ao ser questionado sobre esse ponto, Gill disse acreditar que a maioria dos países da UE "vai concordar" com as alterações propostas e com o texto final.

Ele também destacou que os "benefícios para a UE com o acordo com o Mercosul são grandes", mas minimizou a possibilidade de que o interesse manifestado por outros países, como o Canadá, em firmar um acordo com o bloco sul-americano, acelere a conclusão e a votação do tratado com os europeus.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline