MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

UE: Von der Leyen propõe orçamento de 2 trilhões de euros para bloco europeu entre 2028-2034

A presidente da Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), Ursula Von der Leyen, apresentou nesta quarta-feira (16) a proposta de 2 trilhões de euros para o próximo orçamento plurianual da União Europeia, entre 2028 e 2034. Von der Leyen

Pedro Lima (via Agência Estado)

·
Escrito por Pedro Lima (via Agência Estado)
Publicado em 16.07.2025, 13:15:00 Editado em 16.07.2025, 13:24:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A presidente da Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), Ursula Von der Leyen, apresentou nesta quarta-feira (16) a proposta de 2 trilhões de euros para o próximo orçamento plurianual da União Europeia, entre 2028 e 2034.

continua após publicidade

Von der Leyen destacou cinco áreas prioritárias. A primeira é o investimento em pessoas, Estados-membros e regiões. Os Planos Nacionais e Regionais de Parceria receberão 865 bilhões de euros, com foco em coesão social e agricultura. Serão reservados mais de 300 bilhões de euros para apoio à renda de agricultores e pescadores, com a reserva agrícola dobrada, e ao menos 218 bilhões de euros para regiões menos desenvolvidas. A verba mínima para pescas será de 2 bilhões de euros. Pela primeira vez, haverá uma meta de 14% para gastos sociais e rastreamento completo desses recursos.

A segunda prioridade é a competitividade. Von der Leyen propôs a criação de um Fundo Europeu de Competitividade de cerca de 410 bilhões de euros, incluindo a duplicação do Horizon Europe (ciência e inovação), multiplicação por cinco dos recursos para digitalização e aumento de seis vezes nos fundos voltados para tecnologias limpas e bioeconomia. Durante resposta à imprensa, no entanto, ela sugeriu que o valor pode chegar a 451 bilhões de euros. A meta de gastos climáticos continua em 35%, totalizando cerca de 700 bilhões de euros.

continua após publicidade

A terceira frente é a proteção. Estão previstos 131 bilhões de euros para defesa e espaço, cinco vezes mais que hoje, e aumentos significativos para mobilidade militar, infraestrutura energética (multiplicada por cinco) e cibersegurança. A presidente também anunciou um novo instrumento de crédito, o Catalyst Europe, com até 150 bilhões de euros em empréstimos garantidos pelo orçamento da UE para investimentos em defesa, energia e tecnologias estratégicas.

Na política externa, Von der Leyen propôs 200 bilhões de euros para o instrumento Global Europe, um aumento de 75%, voltado a parcerias estratégicas, ajuda humanitária e ampliação do bloco. Desse total, 100 bilhões de euros serão destinados à Ucrânia.

O orçamento inclui um novo mecanismo de resposta a crises, com capacidade de quase 400 bilhões de euros. Para financiar tudo isso sem elevar as contribuições nacionais, a Comissão propõe novas fontes de receitas próprias, com objetivo de preservar a capacidade fiscal dos Estados-membros.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "UE: Von der Leyen propõe orçamento de 2 trilhões de euros para bloco europeu entre 2028-2034"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!