MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

UE: Conselho adota abordagem 'prudente' e chega a acordo sobre projeto de orçamento para 2026

O Conselho da União Europeia (UE) adotou uma abordagem "prudente e realista" e chegou a um acordo sobre o projeto de orçamento do bloco para 2026, mostra comunicado publicado nesta quarta-feira (9). O acordo contempla 186,24 bilhões de euros em compromiss

Isabella Pugliese Vellani (via Agência Estado)

·
Escrito por Isabella Pugliese Vellani (via Agência Estado)
Publicado em 09.07.2025, 15:04:00 Editado em 09.07.2025, 15:16:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Conselho da União Europeia (UE) adotou uma abordagem "prudente e realista" e chegou a um acordo sobre o projeto de orçamento do bloco para 2026, mostra comunicado publicado nesta quarta-feira (9). O acordo contempla 186,24 bilhões de euros em compromissos e 186,49 bilhões de euros em pagamentos, não incluindo dotações previstas para instrumentos especiais fora do quadro financeiro plurianual (QFP).

continua após publicidade

"Em um mundo em mudança, precisamos de uma Europa forte. Para tal, é necessário um orçamento comum que apoie as nossas prioridades partilhadas e, ao mesmo tempo, permita espaço para lidar com desafios inesperados", disse o ministro das Finanças da Dinamarca e negociador-chefe do Conselho para o orçamento de 2026, Nicolai Wammen. "(Eu) me sinto encorajado pelo apoio unânime dos estados-membros. Esta posição confere um mandato sólido para as próximas negociações com o Parlamento Europeu", acrescentou.

Na nota, é mencionado que o orçamento de 2026 deverá salvaguardar a capacidade europeia para lidar com as crises e os desafios atuais, como os da Ucrânia e do Oriente Médio, reforçando a prontidão e a preparação do continente no setor de defesa, bem como abordando as pressões migratórias, em consonância com as prioridades de revisão do quadro financeiro.

continua após publicidade

Ainda, o Conselho considera que o próximo orçamento deverá prever margens suficientes, abaixo dos limites máximos do QFP 2021-2027, para "fazer face a crises e circunstâncias imprevistas".

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "UE: Conselho adota abordagem 'prudente' e chega a acordo sobre projeto de orçamento para 2026"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!