Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

UE confirma adesão da Bulgária ao euro em 1º de janeiro de 2026

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A União Europeia (UE) oficializou nesta terça-feira a entrada da Bulgária na zona do euro a partir de 1º de janeiro de 2026. Em comunicado, o Conselho da UE informou que foram adotados os três atos legais finais necessários para que o país possa adotar a moeda comum do bloco.

"Isso completa o processo para a Bulgária se tornar o 21º membro da área do euro e se beneficiar do uso da moeda comum da UE, o euro, a partir do próximo ano", afirma o comunicado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A ministra dinamarquesa da Economia, Stephanie Lose, que detêm a presidência rotativa do Conselho atualmente, destacou o simbolismo e o rigor do processo de adesão. "A partir de hoje, a Bulgária ocupa seu lugar como o 21º membro da zona do euro. Isso marca o culminar de um processo rigoroso rumo à adesão da Bulgária, que envolveu análises criteriosas e uma preparação intensa. Parabenizo calorosamente a Bulgária e o povo búlgaro por essa conquista extraordinária", declarou.

Entre os atos legais aprovados está a definição da taxa de conversão entre o euro e o lev búlgaro, fixada em 1,95583 levs por 1 euro - o mesmo valor que já vinha sendo adotado como taxa central no Mecanismo Europeu de Taxas de Câmbio (ERM II), etapa preparatória obrigatória para a adoção da moeda única.

Com a adesão da Bulgária, a zona do euro passará a ter 21 países. O processo de transição inclui uma série de adaptações técnicas, econômicas e legais, que devem ser concluídas até o fim de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline