Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

UE acusa Meta e TikTok de violarem regras de transparência do bloco

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Comissão Europeia afirmou nesta sexta-feira (24) ter concluído, de forma preliminar, que Meta e TikTok violaram obrigações de transparência previstas na Lei dos Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês). Segundo o comunicado do braço executivo da União Europeia, as duas plataformas "deixaram de conceder aos pesquisadores acesso adequado a dados públicos", o que prejudica a possibilidade de "escrutínio público sobre o impacto potencial das plataformas em nossa saúde física e mental".

O comunicado destaca que as conclusões são preliminares e "não prejudicam o resultado final da investigação". TikTok, Facebook e Instagram terão agora a oportunidade de responder por escrito e adotar medidas corretivas. Caso a violação seja confirmada, a Comissão poderá aplicar multas de até 6% do faturamento global anual das empresas.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

No caso da Meta, a Comissão também apontou possíveis falhas adicionais em Facebook e Instagram, por "não oferecerem mecanismos simples para que os usuários notifiquem conteúdos ilegais" e por não permitirem que os usuários contestem de forma efetiva decisões de moderação de conteúdo. A instituição afirmou ainda que as plataformas "parecem usar 'padrões escuros' ou designs enganosos" nesses mecanismos, o que pode "confundir e desestimular os usuários".

Essas práticas, segundo o texto, "podem tornar ineficaz" o sistema de denúncia e remoção de material ilegal - como conteúdos de abuso sexual infantil ou de terrorismo. A Comissão observa que tais mecanismos são "essenciais" sob a DSA, que exige ação rápida das plataformas após serem alertadas sobre conteúdo ilícito.

A investigação faz parte dos procedimentos formais abertos contra Meta e TikTok no âmbito da DSA, que visa aumentar a responsabilização das grandes plataformas digitais na União Europeia.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline