Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Trump nega plano de demitir Powell, mas renova críticas e lança suspeita sobre reforma do Fed

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (16) que "não estamos planejando nada" em relação à possível demissão de Jerome Powell da presidência do Federal Reserve (Fed), como relatado mais cedo pela imprensa americana - em reportagens que o presidente chamou de "não verdadeiras". No entanto, o republicano voltou a criticar duramente o chefe do banco central e indicou que a mudança no comando da instituição "acontecerá nos próximos oito meses".

Trump, durante encontro com o príncipe herdeiro do Bahrein, Salman bin Hamad bin Isa al-Khalifa, no Salão Oval da Casa Branca, alegou que Powell "sempre foi atrasado" nas decisões e "deveria ter cortado os juros há muito tempo". "Ele cortou os juros para ajudar os democratas. Powell é terrível, já perdemos muitos dólares", acrescentou. Também disse que "muitas pessoas querem o emprego de Powell, já me ligaram implorando para terem o trabalho".

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Questionado sobre a possibilidade de substituí-lo, Trump respondeu: "Powell pode sair da presidência do Fed por fraude. A menos que haja fraude na reforma, não vamos demitir Powell." O republicano mencionou que "acho que Powell já está sendo investigado por fraude", sem entrar em mais detalhes.

O republicano disse ainda que discutiu a demissão de Powell com colegas de seu partido e afirmou ser "mais conservador que os republicanos sobre demissão de Powell". Ainda assim, garantiu: "Eles gostaram da ideia".

Trump disse que a Casa Branca considera nomes como Kevin Hassett para o comando do Fed. "Hassett pode ser ótimo, é alguém que vamos considerar." Ao falar sobre o secretário Scott Bessent, afirmou que "está ótimo no Tesouro", mas prometeu: "Eu vou escolher alguém que está fazendo um grande trabalho".

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline