MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Trump fecha acordo com UE e EUA reduz tarifa do bloco para 15%

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fechou um acordo com a União Europeia e passará a cobrar 15% de tarifa sobre as exportações do bloco europeu. O acordo foi anunciado após reunião com a presidente da comissão europeia Ursula von der Leyen nes

Redação (via Agência Estado)

·
Escrito por Redação (via Agência Estado)
Publicado em 27.07.2025, 15:02:00 Editado em 27.07.2025, 15:08:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fechou um acordo com a União Europeia e passará a cobrar 15% de tarifa sobre as exportações do bloco europeu. O acordo foi anunciado após reunião com a presidente da comissão europeia Ursula von der Leyen neste domingo, 27.

continua após publicidade

Antes de se reunir com Ursula von der Leyen, Trump havia afirmado que não iria adiar o prazo das tarifas que entrarão em vigor em 1° de agosto. Na visão dele, a União Europeia tem de se abrir para o mercado americano para um possível acordo em relação à promessa de tarifa de 30% sobre as exportações vindas do bloco.

A representante do bloco europeu acreditava que tinha "50% de chance" de fechar acordo sobre as taxas. Em aceno à Trump antes da reunião, Ursula havia reconhecido a necessidade de ajustar as relações. "Precisamos rebalancear. A União Europeia é superavitária", afirmou.

continua após publicidade

Já o presidente americano havia mostrado pouco ânimo em fechar qualquer acordo. "Não vendemos carros ou produtos do agronegócio para a Europa. Eles vendem milhões de automóveis para os Estados Unidos", criticou.

Trump almejava que os produtos farmacêuticos fossem tratados separadamente nesta negociação. Isso seria um grande golpe para a Europa, que esperava limitar a tarifa sobre medicamentos, sua principal exportação para os Estados Unidos. "Os produtos farmacêuticos são muito especiais", disse o americano.

A União Europeia havia afirmado que se não houvesse acordo, o bloco estaria pronto para retaliar com tarifas em centenas de produtos americanos, variando de carne bovina e cerveja a peças de automóveis e aviões da Boeing.

Após a agenda desse domingo, o presidente americano tem um encontro marcado nesta segunda-feira, 28, na Escócia com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer. Os dois anunciarem um acordo comercial no mês passado, durante o encontro do G7 (as sete maiores economias do mundo), no Canadá.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Trump fecha acordo com UE e EUA reduz tarifa do bloco para 15%"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!