Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Trump fecha acordo com Índia, corta tarifa a 18% e garante compra de US$ 500 bi em bens dos EUA

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira, 6, um acordo comercial com a Índia que prevê a redução imediata da tarifa recíproca norte-americana sobre produtos indianos de 25% para 18% e um compromisso de compras de mais de US$ 500 bilhões em bens dos EUA. O anúncio foi feito após conversa telefônica com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, segundo postagem do republicano na Truth Social.

Além do corte tarifário do lado americano, Trump afirmou que a Índia avançará para a eliminação total de tarifas e barreiras não tarifárias a produtos dos Estados Unidos, ampliando o acesso de empresas americanas ao mercado indiano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O pacote inclui compras expressivas de energia, tecnologia, produtos agrícolas e carvão, o que, na avaliação do presidente, aprofunda a integração econômica bilateral.

Trump também vinculou o entendimento comercial a compromissos na área energética e geopolítica.

De acordo com ele, Modi concordou em interromper a compra de petróleo russo e em ampliar aquisições de energia dos EUA, e "potencialmente da Venezuela", movimento que o presidente associa a esforços para reduzir receitas de Moscou em meio à guerra na Ucrânia. "Isso ajudará a ACABAR COM A GUERRA na Ucrânia", escreveu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O acordo com a Índia ocorre pouco depois de Nova Délhi concluir um amplo acordo de livre comércio com a União Europeia, que amplia o acesso a mercados e cooperação em setores estratégicos.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline