Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Trump divulgou dados parciais de emprego antes da publicação oficial do payroll

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na noite da quinta-feira, 8, um gráfico em seu perfil na Truth Social com números sobre emprego que só seriam divulgados oficialmente na manhã desta sexta-feira, 9, pelo Departamento do Trabalho dos EUA.

A imagem indicava que o setor privado havia criado 654 mil empregos "desde janeiro". O número corresponde a um cálculo feito a partir do relatório mensal de emprego (payroll) do Escritório de Estatísticas do Trabalho (BLS, em inglês), divulgado oficialmente às 10h30 da manhã (de Brasília) desta sexta-feira, e que é consistente com os dados publicados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Segundo o relatório, o total de empregos do setor privado, em termos de níveis ajustados sazonalmente, aumentou entre janeiro e dezembro. O cálculo apresentado no gráfico resulta da comparação entre o nível de emprego privado registrado em janeiro de 2025 - divulgado pelo BLS no relatório publicado em março de 2025, após ajustes sazonais e revisões de rotina - e o nível apurado em dezembro de 2025, divulgado nesta sexta.

Além do avanço no setor privado, o material também apontava redução de cerca de 277 mil empregos federais no mesmo período, número obtido pela comparação entre os níveis de emprego federal, excluído o serviço postal, em janeiro e em dezembro, conforme as séries ajustadas do relatório do BLS.

O gráfico foi publicado cerca de 12 horas antes da liberação oficial dos dados e foi atribuído ao Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca (CEA), órgão que tem acesso antecipado às estatísticas do BLS, e que informa o presidente dos EUA. Por prática institucional, as autoridades evitam tornar as informações públicas antes do horário oficial devido ao potencial impacto nos mercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não é a primeira vez que Trump se antecipa ao payroll. Em seu primeiro mandato, em 2018, ele já havia feito menções públicas ao relatório antes da divulgação, embora sem citar números específicos.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline