MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Trump critica mármore em reforma do Fed, mas material foi incluído por seus próprios aliados

O presidente dos EUA, Donald Trump, olhou para o acabamento em mármore e o preço elevado da sede do Federal Reserve (Fed) para reivindicar motivos para demitir o chefe do BC, Jerome Powell, com quem ele tem se desentendido há anos sobre as taxas de juros.

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 18.07.2025, 13:15:00 Editado em 18.07.2025, 13:24:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente dos EUA, Donald Trump, olhou para o acabamento em mármore e o preço elevado da sede do Federal Reserve (Fed) para reivindicar motivos para demitir o chefe do BC, Jerome Powell, com quem ele tem se desentendido há anos sobre as taxas de juros. Mas o uso extensivo de mármore no prédio é, pelo menos em parte, resultado de políticas apoiadas pelo próprio Trump.

continua após publicidade

À medida que o Fed avançava com os planos de renovar sua sede da era da Grande Depressão em Washington durante o primeiro mandato de Trump, enfrentou preocupações em 2020 durante um processo de avaliação envolvendo nomeados pelo republicano, que pediram mais "mármore branco da Geórgia" para a fachada do prédio.

Os arquitetos do Fed disseram que o banco central queria paredes de vidro para refletir o Fed como uma instituição transparente, mas três nomeados por Trump para uma comissão local achavam que o mármore se encaixava melhor no caráter histórico do prédio. O mármore foi adicionado como resultado, de acordo com as atas da Comissão de Belas Artes, que aconselha o governo federal sobre arquitetura.

continua após publicidade

O mármore não explica os cerca de US$ 600 milhões em estouros de custo para a sede do Fed e outro prédio de escritórios nas proximidades, agora orçado em US$ 2,5 bilhões, que também inclui a adição de uma garagem subterrânea e novos átrios de vidro nos pátios do prédio. Mas as raízes de seu uso extensivo complicam ainda mais as tentativas da Casa Branca de usar a renovação para pintar o banqueiro central como um gastador pródigo como um possível pretexto para removê-lo.

Russ Vought, principal assessor orçamentário de Trump, citou o "mármore premium" em uma carta a Powell na semana passada como um exemplo da "reforma ostensiva". Em uma resposta na noite de quinta-feira, 17, Powell escreveu que o projeto usaria "novo mármore doméstico" por várias razões, incluindo "para abordar preocupações levantadas por agências de revisão externas". Fonte: Associated Press*.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Trump critica mármore em reforma do Fed, mas material foi incluído por seus próprios aliados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!