MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Trump anuncia tarifa de 25% sobre produtos do Japão e da Coreia do Sul a partir de 1º de agosto

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (7) a imposição de uma tarifa de 25% sobre "quaisquer produtos" do Japão e da Coreia do Sul enviados ao país, a partir de 1º de agosto. As informações foram divulgadas em duas car

Pedro Lima (via Agência Estado)

·
Escrito por Pedro Lima (via Agência Estado)
Publicado em 07.07.2025, 13:50:00 Editado em 07.07.2025, 14:05:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (7) a imposição de uma tarifa de 25% sobre "quaisquer produtos" do Japão e da Coreia do Sul enviados ao país, a partir de 1º de agosto. As informações foram divulgadas em duas cartas publicadas por ele na Truth Social. O americano destacou ainda que essas sobretaxas de 25% serão "separadas de todas as tarifas setoriais".

continua após publicidade

Nas cartas, o republicano também alertou que a tarifa pode subir caso Japão ou Coreia decidam retaliar. "Se, por qualquer motivo, vocês decidirem aumentar suas tarifas, então, qualquer que seja o valor desse aumento, ele será somado aos 25% que cobramos", e sugeriu que a taxa pode ser revista, "para cima ou para baixo, dependendo da relação com os países". A medida, segundo ele, busca corrigir "décadas de déficits comerciais insustentáveis" provocados por políticas tarifárias e não tarifárias dos dois países asiáticos.

Dirigindo-se ao primeiro-ministro japonês, Ishiba Shigeru, e ao presidente sul-coreano, Lee Jae-myung, em cartas praticamente idênticas, Trump afirmou que os EUA aceitaram "continuar trabalhando com os países, apesar de um significativo déficit comercial" com ambas as nações. Ainda assim, advertiu que as relações comerciais têm sido "longe de recíprocas".

continua após publicidade

O americano disse que empresas japonesas e coreanas não pagarão tarifas se decidirem produzir nos EUA. "Faremos tudo para aprovar rapidamente seus projetos, em outras palavras, em questão de semanas", prometeu. Ao final das mensagens, Trump justificou a medida dizendo que o déficit comercial representa "uma grande ameaça à nossa economia e, de fato, à nossa segurança nacional".

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Trump anuncia tarifa de 25% sobre produtos do Japão e da Coreia do Sul a partir de 1º de agosto"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!