Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Temos complementariedade com Índia em tecnologias, afirma diretora da Petrobras

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A diretora Global de Descarbonização e Mudança Climática da Petrobras, Viviana Canhão Coelho, ressaltou nesta segunda-feira (7) que há uma janela de complementaridade do Brasil com a Índia com tecnologias que podem ser acessadas para a transição energética e a promoção do bem estar social.

"O Brasil hoje é rico em energia de todos os elementos. A Índia importa energia. Ao mesmo tempo, são os dois países com menor consumo per capita de energia entre os países do Brics. O acesso amplo à energia e ao custo adequado está na base do bem-estar econômico. Mas há tecnologias aqui e lá importantes", ressaltou Coelho durante o Fórum Econômico Brasil-Índia, evento que reúne o setor privado e público dos dois países no Rio de Janeiro para discutir oportunidades de cooperação e negócios bilaterais.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

No mesmo painel, o vice-presidente da Raízen, Cláudio Oliveira, defendeu a cooperação em políticas públicas e regulação energética em diferentes fóruns internacionais.

"Precisamos ter uma voz conjunta de Brasil e Índia em fóruns específicos, como Brics, G20 e COP30 (que acontece em novembro em Belém)", pontuou. "A cooperação entre nossos países pode, de fato, fortalecer a transição energética. A transferência de tecnologia, especialmente a rota para SAF (sigla em inglês para combustível sustentável de aviação) e a criação de centro binacionais com foco em eficiência energética são oportunidades de cooperação", complementou.

Os setores de combustíveis, celulose e máquinas e equipamentos estão entre os principais dentro de 380 oportunidades para produtos brasileiros no mercado indiano, de acordo com o estudo Perfil de Comércio e Investimentos Índia, realizado pela ApexBrasil.

publicidade

O encontro é realizado por ocasião da visita de Estado do Primeiro-Ministro da República da Índia, Narendra Modi, ao país para o Brics e é promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Câmara de Comércio Índia-Brasil (CCIB) e a Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da Índia (FICCI).

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline