MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Tarifas tiveram impacto especialmente relevante nos preços de insumos nos EUA, diz Livro Bege

A edição de agosto do Livro Bege do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), publicada nesta quarta-feira, 3, apontou que a inflação nos Estados Unidos segue pressionada por custos de insumos e tarifas, com sinais de que a tendência pode se

Pedro Lima (via Agência Estado)

·
Escrito por Pedro Lima (via Agência Estado)
Publicado em 03.09.2025, 16:31:00 Editado em 03.09.2025, 16:43:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A edição de agosto do Livro Bege do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), publicada nesta quarta-feira, 3, apontou que a inflação nos Estados Unidos segue pressionada por custos de insumos e tarifas, com sinais de que a tendência pode se intensificar. Segundo o documento, "dez distritos caracterizaram o crescimento dos preços como moderado ou modesto", mas outros dois relataram forte crescimento nos preços de insumos, "superando o crescimento moderado ou modesto dos preços de venda".

continua após publicidade

O documento destacou que quase todos os distritos notaram aumentos de preços relacionados a tarifas, afetando especialmente insumos, além de custos crescentes em seguros, serviços públicos e tecnologia. A dificuldade das empresas em repassar integralmente esses aumentos também foi ressaltada. "Enquanto algumas empresas relataram repassar totalmente os aumentos de custos aos clientes, em quase todos os distritos algumas empresas descreveram pelo menos certa hesitação em elevar preços, citando sensibilidade dos consumidores, falta de poder de precificação e medo de perder negócios", diz o texto.

Em alguns casos, a concorrência tem até forçado cortes de preços. O Livro Bege registrou que, em distritos como Cleveland e Minneapolis, empresas relataram estar "sob pressão para reduzir preços devido à concorrência, apesar do aumento nos custos de insumos".

continua após publicidade

Ainda assim, a expectativa predominante é de continuidade da pressão inflacionária. "A maioria dos distritos relatou que suas empresas esperavam que os aumentos de preços continuassem nos próximos meses", afirmou o Fed, acrescentando que em três regiões avaliadas "o ritmo desses aumentos deve se acelerar ainda mais".

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Tarifas tiveram impacto especialmente relevante nos preços de insumos nos EUA, diz Livro Bege"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!