Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Somos a favor de boa avaliação de desempenho, diz Esther Dweck sobre reforma administrativa

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, defendeu a elaboração de uma "boa avaliação de desempenho" dos servidores públicos e disse que a estabilidade, embora seja importante, não pode ser um "prêmio" para maus profissionais. As declarações ocorreram durante audiência pública do grupo de trabalho sobre a reforma administrativa na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, 9.

Segundo a ministra, o governo quer uma força de trabalho "estável, profissionalizada, engajada e diversa", mas defendeu medidas na gestão pública para avaliar os servidores.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"Na nossa visão, a estabilidade é algo importantíssimo como defesa do Estado brasileiro, mas ela não pode ser um prêmio ao mau servidor. A nossa visão é estabilidade com avaliação de desempenho, porque a gente tem que premiar os bons servidores, inclusive para que não se sintam carregando nas costas o serviço público", disse.

A ministra prosseguiu: "A gente é contra a competição de servidores, mas é a favor de uma boa avaliação de desempenho e que ela seja associada, sim, a um processo de progressão e promoção nas carreiras". Segundo ela, essa é uma proposta do governo que tem sido discutida no grupo de trabalho, no sentido de atualizar regras no Sistema de Desenvolvimento na Carreira, conforme previsto no Projeto de Lei 1466/2025, do Executivo.

Dweck também disse que o governo tem como objetivo estabelecer o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) como uma política de Estado, de forma permanente.

publicidade

A audiência teve a participação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), por videoconferência, do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), e do presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), Samuel Nascimento.

De acordo com o relator da reforma administrativa, Pedro Paulo (PSD-RJ), o seu parecer deve ser divulgado em 14 de julho. O deputado tem dito que apresentará um pacote à Câmara, com uma proposta de emenda à constituição (PEC), dois projetos de lei complementar (PLPs) e até dois projetos de lei ordinária (PLs).

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline