Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Sistema de Consórcios continuou crescendo em 2024, com alta de 17,6% na carteira, afirma BC

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Sistema de Consórcios nacional manteve a tendência de crescimento em 2024, com alta de 17,6% na sua carteira, a R$ 125,7 bilhões, e aumento de 20,6% nos recursos coletados, a R$ 121,8 bilhões. As informações constam do Panorama do Sistema de Consórcios (PSC) de 2024, publicado pelo Banco Central nesta quinta-feira.

"Os principais indicadores apresentados demonstram a manutenção na tendência de expansão do Sistema de Consórcios, que acelerou ainda mais após superar os impactos causados pela pandemia da covid-19", diz o BC. "O Sistema de Consórcios tem se consolidado como importante modalidade de financiamento para aquisição de bens, assim como um relevante instrumento de inclusão financeira."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O total de cotas comercializadas no ano passado atingiu 4,53 milhões. Com isso, 11,35 milhões de cotas estavam ativas no fim de 2024, uma alta de 9,7% na comparação com o mesmo período de 2023. Ao longo do ano, 1,68 milhão de cotas foram contempladas no sistema.

A taxa de administração média dos grupos novos foi de 18,35%, 0,40 ponto porcentual maior do que a observada no ano anterior. A inadimplência, por sua vez, caiu 0,20 ponto, para 2,35% no fim de 2024. A quantidade de cotas excluídas aumentou 8,6% - mas, considerando o aumento nas cotas ativas, o Índice de Exclusão (IE) caiu 0,20 ponto, para 48,6%.

"Esse patamar ainda é considerado elevado, indicando que quase metade daqueles que adquirem uma cota de consórcio não consegue adquirir o bem desejado", afirma o BC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline