Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Sindipetro-NF aprova fim da greve em assembleia após avanços no ACT pela Petrobras

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Os petroleiros do Norte Fluminense decidiram suspender a greve no 16º dia de paralisação e aceitar a mais recente contraproposta da Petrobras referente ao Acordo Coletivo de Trabalho. A decisão foi tomada em assembleia realizada na manhã desta terça-feira, 30, informou a Federação Única dos Petroleiros (Fup).

O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) é a maior entidade representativa da categoria no País filiada à Fup, e foi a última a decidir pelo fim da greve. No momento, apenas os sindicatos ligados à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) - Litoral Paulista, Amazônia e Sergipe/Alagoas - mantêm a paralisação, enquanto aguarda o julgamento do dissídio no próximo dia 2, no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Durante a assembleia desta manhã, também foi aprovada a manutenção do Estado de Assembleia Permanente e do Estado de Greve, como forma de assegurar o cumprimento, por parte da Petrobras, das cartas-compromisso encaminhadas ao sindicato.

De acordo com a Fup, a medida integra o esforço de diálogo promovido pela entidade para superar os impasses que motivaram a paralisação. Além disso, foi aprovado o desconto assistencial ao sindicato, correspondente a 1% do salário líquido, a ser aplicado em três parcelas.

Para o coordenador-geral do Sindipetro-NF e diretor da Fup, Sérgio Borges, a contraproposta da Petrobras trouxe avanços importantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Essa greve mostrou, mais uma vez, que a luta organizada traz resultados concretos. A mobilização iniciada no dia 15 garantiu avanços importantes no acordo e compromissos fundamentais da empresa com demandas históricas do Norte Fluminense", disse Borges.

Segundo ele, entre as principais conquistas estão o compromisso de resolução dos Planos de Equacionamento de Déficit (PEDs); a reavaliação de desimplantes injustos (desembarques fora do esperado), melhorias no processo de incorporação dos trabalhadores de Cabiúnas, avanços na cláusula da folga suprimida e a garantia de que não haverá punições, transferências ou mudanças de regime para os grevistas.

"Também conquistamos a neutralização de dias de greve, o pagamento do dia de desembarque como hora extra, a criação do Auxílio Mercado e a complementação do Auxílio Deslocamento. Mesmo com pontos ainda em aberto, saímos dessa campanha mais fortes, organizados e com conquistas que só foram possíveis graças à mobilização da categoria", concluiu Borges.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline