Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Shutdown pressiona presidente da Câmara dos EUA em meio a debate sobre financiamento e ICE

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Mike Johnson, enfrenta dias difíceis para aprovar um pacote de financiamento federal e encerrar um shutdown já em curso do governo, em meio ao agravamento do debate sobre as operações de fiscalização imigratória do governo Trump.

Johnson afirmou contar com o apoio do presidente dos EUA, Donald Trump, para garantir a aprovação. Trump articulou com senadores a separação do financiamento do Departamento de Segurança Interna (DHS) de um pacote mais amplo, após indignação pública com duas mortes a tiros durante protestos em Minneapolis contra o Serviço de Imigração e Alfândega (ICE). Pelo plano aprovado no Senado, o DHS teria recursos temporários até 13 de fevereiro, criando um prazo para negociações sobre eventuais restrições às ações do ICE.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"O presidente está liderando isso", disse Johnson à Fox News, afirmando que Trump quer "reduzir o tom" das operações de imigração. Um primeiro teste ocorre nesta segunda-feira, quando Johnson precisará do apoio da maioria republicana em uma comissão, após democratas se recusarem a acelerar a tramitação.

Os democratas exigem mudanças mais profundas, como a identificação obrigatória de agentes, o fim de patrulhas móveis e exigência de mandados judiciais, além de recursos já previstos para câmeras corporais. "O DHS precisa ser drasticamente reformado", disse o líder democrata Hakeem Jeffries, segundo a Associated Press.

Republicanos, por sua vez, defendem financiamento integral ao DHS e pressionam pela inclusão de outras medidas, como o SAVE Act, que exigiria comprovação de cidadania para votar. Enquanto isso, o shutdown afeta diversas agências federais. Serviços essenciais seguem operando, mas servidores podem ficar sem salário. Parlamentares alertam para possíveis impactos sobre a agência de gestão de emergências (FEMA).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump sinalizou interesse em encerrar rapidamente o impasse. Johnson disse ver espaço para acordo em pontos como câmeras corporais e o fim das patrulhas móveis, mas rejeitou a retirada de máscaras de agentes. Democratas afirmam que as operações do ICE estão fora de controle e também pedem a saída da secretária de Segurança Interna, Kristi Noem.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline