MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Se tendência de dados continuar, País caminhará para pleno emprego, avalia IBGE

O mercado de trabalho tem respondido positivamente ao bom momento da atividade econômica. Caso mantenha a atual tendência de redução no número de desempregados, desalentados e subutilizados, o País caminhará para o pleno emprego, avaliou William Kratochwi

Daniela Amorim (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim (via Agência Estado)
Publicado em 27.06.2025, 16:47:00 Editado em 27.06.2025, 16:56:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O mercado de trabalho tem respondido positivamente ao bom momento da atividade econômica. Caso mantenha a atual tendência de redução no número de desempregados, desalentados e subutilizados, o País caminhará para o pleno emprego, avaliou William Kratochwill, analista da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

continua após publicidade

"Estamos caminhando para um pleno emprego, seja lá qual for a taxa de pleno emprego para o Brasil", disse ele. "Para o pleno emprego, não basta olhar a taxa de desocupação. A questão do pleno emprego envolve um pouco mais, analisando não só desocupados: tem que olhar também trabalhadores fora do mercado de trabalho, trabalhadores potenciais, desalentados. Está diminuindo esse contingente."

A taxa de desemprego caiu de 6,8% no trimestre móvel encerrado em fevereiro para 6,2% no trimestre terminado em maio.

continua após publicidade

Em apenas um trimestre, houve contratação de mais 1,207 milhão de trabalhadores, levando a população ocupada a 103,869 milhões de pessoas no trimestre terminado em maio.

O total de desempregados diminuiu 8,6% em maio ante fevereiro, menos 644 mil pessoas, somando 6,828 milhões. A população desalentada diminuiu 10,6% em um trimestre, menos 344 mil pessoas, para 2,892 milhões, menor contingente desde 2016.

Segundo Kratochwill, a queda no desalento decorre da própria melhora consistente das condições do mercado de trabalho. As oportunidades geradas pelo aumento da ocupação acabam sendo percebidas pelas pessoas que estavam desmotivadas, justificou.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Se tendência de dados continuar, País caminhará para pleno emprego, avalia IBGE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!