MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

'Se tem quem se incomode com o crescimento da China, não é o Brasil', diz Mercadante

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, enfatizou que o crescimento econômico da China não preocupa o Brasil. "Se tem quem se incomode com o crescimento da China, não é o Brasil." Mercadante aind

Juliana Garçon e Gabriela da Cunha (via Agência Estado)

·
Escrito por Juliana Garçon e Gabriela da Cunha (via Agência Estado)
Publicado em 09.07.2025, 11:44:00 Editado em 09.07.2025, 11:51:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, enfatizou que o crescimento econômico da China não preocupa o Brasil.

continua após publicidade

"Se tem quem se incomode com o crescimento da China, não é o Brasil."

Mercadante ainda enfatizou a importância do papel do Estado para o desenvolvimento de áreas estratégicas para o crescimento econômico. "Não há inovação sem o Estado. Só o mercado não resolve. Quando não há o Estado para correr risco, a inovação é inibida." As declarações foram dadas na abertura de um evento para discutir o futuro da energia limpa e a descarbonização da economia.

continua após publicidade

Mercadante celebrou ainda os resultados do edital do BNDES, em conjunto com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para selecionar propostas para atração, implantação ou expansão de Centros de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PD&I) no Brasil, que recebeu 618 propostas que somam R$ 57,4 bilhões em investimentos.

No cenário internacional, os incentivos governamentais têm se mostrado fundamentais para atrair os centros de empresas multinacionais. Um dos casos destacados pelo BNDES é o da China e da Índia, que oferecem incentivos diretos voltados a setores estratégicos, como eletrônica e farmacêutica.

Os centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) são instalações que compreendem laboratórios, plantas piloto, plantas de demonstração e outras instalações de uso exclusivo para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Suas atividades abrangem desde pesquisa básica e aplicada até o desenvolvimento de produtos, testes, validação, além de colaboração com universidades e instituições científicas.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "'Se tem quem se incomode com o crescimento da China, não é o Brasil', diz Mercadante"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!