Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Se razão a fundo de tarifas for política, não tem jeito e é inegociável, diz Roberto Giannetti

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O head de Comércio Exterior do Lide, Roberto Giannetti, afirmou ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, que uma questão que preocupa o grupo de empresários é a "interferência indevida do governo americano em assuntos internos do Brasil". Segundo ele, se a razão a fundo da política tarifária de Donald Trump for política, não será possível realizar negociações entre os dois países, apesar não ser o cenário base do grupo empresariado.

"Se essa for a razão a fundo, então não tem jeito. Aí é inegociável", disse, cravando, contudo, que o tema político não foi abordado na reunião entre empresários nesta sexta-feira, 18.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Neste sentido, Giannetti afirma que o acirramento da discussão política não colabora com uma solução econômica, que precisa ser feita com bases técnicas e racionais - e, segundo ele, foi o foco do encontro organizado pelo Lide. Desta reunião, foram levantados pontos para uma "agenda positiva" que deve ser encaminhada ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Dentro desta agenda positiva, o head de Comércio Exterior do Lide aborda que há propostas como: diminuir barreiras tarifárias e não tarifárias com os EUA, ajustes na seção 301, que trata de questões relacionadas a serviços de inteligência artificial e tecnologia da informação que interessam principalmente às big techs; e um acordo de não tributação de investimentos tanto por parte do Brasil quanto dos EUA.

Participaram da reunião do Lide desta sexta-feira empresários de diversos setores, como Henrique Meirelles (ex-ministro e ex-BC); Caio Megale (XP); Luiz Fernando Furlan (BRF); Nayana Rizzo (AWS); Fernando de Paula (McDonalds); Rodrigo Simonato (Tereos); Guilherme Bastos (FGV); Haroldo Silva (Abit); José Velloso (Abimaq); Tirso Meirelles (Sebrae); Julio Serson (Grupo Vila Rica); Marcos Gouvêa de Souza (Gouvea Ecosystem); Roberto Paranhos (Índia Chamber); Heleno Torres (ADV); João Doria (Lide); João Doria Neto (Lide); Juliana Villano (Embraer).

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline