Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Santander: IPCA de junho foi qualitativamente melhor do que o número cheio indica

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

As aberturas qualitativas do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho apontam um cenário mais benigno para a inflação do que o número cheio do índice, na avaliação do economista Adriano Valladão, do Santander Brasil. "Em termos qualitativos, parece que o pior já passou", escreveu em nota distribuída à imprensa.

Conforme divulgou o IBGE na manhã desta quinta-feira, 10, o IPCA desacelerou de 0,26% em maio para 0,24% em junho, acima da mediana das estimativas coletadas pelo Projeções Broadcast, de 0,20%. No acumulado em 12 meses, a inflação atingiu 5,35%, mais uma vez acima do teto da meta, de 4,5%.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Entre os números que justificam a visão positiva sobre o resultado, a despeito da surpresa com o resultado cheio, Valladão cita que a inflação dos bens industriais básicos moderaram de 4,2% para 3,2%, pela métrica dos últimos três meses anualizada e dessazonalizada. Também por essa métrica, Valladão aponta que a média dos cinco principais núcleos de inflação acompanhados pelo BC caiu de 5,1% para 4,4%.

Houve, ainda, arrefecimento nos serviços inerciais (7,4% para 6,5%) e nos intensivos em mão de obra (6,4% para 6,2%), de acordo com os cálculos do banco.

Valladão também aponta que o índice de difusão do IPCA caiu de 59,3% para 58,7%, nível "consistente" com inflação próxima de 5% no médio prazo.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline