Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Rui Costa: Mesma turma que derrubou a MP do IOF na Câmara comemorou o fechamento da Ford

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A montadora chinesa BYD fez hoje a inauguração da fábrica em Camaçari, na Bahia, pouco mais de dois anos após comprar as instalações onde antes a Ford produzia o utilitário esportivo EcoSport. O "renascimento" de uma fábrica que tinha sido desativada quando a Ford, no início de 2021, durante o governo Jair Bolsonaro, anunciou o fim da produção no Brasil, foi destacado nos discursos e deu munição para ataques à oposição.

Depois de ouvir do prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano, que o governo anterior não moveu uma palha para segurar a Ford, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que os deputados que ontem derrubaram a medida provisória alternativa ao IOF foram os mesmos que, quatro anos atrás, comemoraram o fechamento da Ford.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"A mesma turma que votou ontem na Câmara dos Deputados contra o Brasil é aquela turma que comemorou silenciosamente o fechamento da Ford", declarou Costa.

O vice-presidente sênior e chefe comercial e de marketing da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, disse que o local, que antes era "símbolo de incerteza" e um complexo industrial abandonado, tornou-se um polo de "inovação, tecnologia, emprego e esperança".

"A BYB sempre acreditou que onde há espaço vazio, pode haver futuro. E vimos aqui, não ruínas, mas um potencial. Não vimos abandono, mas uma possibilidade", declarou o executivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Baldy ressaltou que o investimento em Camaçari é uma prova de que o Brasil "pode e vai" liderar a revolução da mobilidade sustentável. Foram investidos R$ 5,5 bilhões na fábrica, que arranca com capacidade de produção inicial de 150 mil automóveis por ano, podendo subir para 300 mil veículos em uma segunda etapa.

Em Camaçari, a BYD completa a produção de carros que são trazidos da China parcialmente montados. Da nova fábrica, saem carros puramente elétricos e híbridos. Conforme Baldy, a empresa investiu quase R$ 80 milhões para que o motor dos carros híbridos fosse flex - ou seja, funciona tanto com etanol quanto com gasolina.

A CEO da BYD para Américas e Europa, Stella Li, salientou que a cerimônia de inauguração da fábrica é a celebração do início de uma nova era da indústria automotiva brasileira. "Não só dos carros elétricos, mas dos carros inteligentes, construídos por brasileiros, construídos por baianos", declarou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*o repórter viajou a convite da BYD

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline