Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Relatório do BCE sugere cortes na taxa de juros, mas aponta incertezas

Além disso, a "incerteza nos parâmetros do modelo pode ser bastante grande", o que contribui para a variação nas estimativas

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Relatório do BCE sugere cortes na taxa de juros, mas aponta incertezas
AutorFoto: Reprodução/pixabay

O Banco Central Europeu (BCE) destacou as incertezas envolvidas nas estimativas da taxa de juros neutra, que é fundamental para a definição da política monetária na zona do euro, em comunicado. Embora essa taxa seja um indicador importante, o BCE alertou que as estimativas estão longe de ser precisas.

Elas são "altamente incertas", principalmente devido aos desafios relacionados à escolha dos modelos econômicos, aos dados disponíveis e à definição de parâmetros, segundo a instituição em relatório.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

LEIA MAIS:Homem é preso por agredir companheira em Arapongas

Para o quarto trimestre de 2024, as estimativas do banco apontam para uma faixa de valores para a taxa real de juros neutra entre -0,5% e +0,5%, enquanto a taxa nominal ficaria entre 1,75% e 2,25%. No entanto, o BCE deixou claro que esses intervalos devem ser vistos como "indicativos", devido à incerteza que envolve essas medições.

Embora essas estimativas ofereçam informações úteis para a política monetária, o BCE ressaltou que elas não devem ser tratadas como um "indicador mecânico" para a tomada de decisões. Isso porque diferentes modelos econômicos produzem resultados variados, o que reflete a grande incerteza no cálculo dessa taxa, segundo o banco europeu.

publicidade

A instituição também destacou que as "faixas de estimativas pontuais indicam um grau muito elevado de incerteza", o que pode gerar resultados distintos, dependendo da abordagem escolhida. Além disso, a "incerteza nos parâmetros do modelo pode ser bastante grande", o que contribui para a variação nas estimativas.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline