Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Quando digo que taxa de juros está muito alta, é com a intenção de ajudar, afirma Haddad

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, repetiu nesta terça-feira (7) considerar que a taxa Selic está "excessivamente restritiva", mas ponderou que faz essas observações com o intuito de "ajudar." Ele participou do programa Bom Dia, Ministro, da EBC, ligada ao governo.

"Eu tenho dito que, na minha opinião, a taxa de juros está excessivamente restritiva. Isso é um desrespeito ao Banco Central? Não, o Banco Central tem o trabalho dele, e eu tenho um respeito institucional, independentemente de quem seja o presidente", disse o ministro.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Haddad lembrou que o chefe da autoridade monetária, Gabriel Galípolo, foi secretário-executivo da Fazenda na sua gestão, e foi indicado ao BC com o seu aval. "Não tem problema duas pessoas civilizadas conversarem, e convergirem ou não, sobre determinados temas", ele disse.

Segundo o ministro, é legítimo a Fazenda opinar sobre o tema. Além disso, o BC já consulta diversas informações para tomar suas decisões. Na avaliação de Haddad, quanto mais informações houver, melhores as decisões que a autoridade monetária será capaz de tomar.

"O papel da Fazenda é fazer chegar as informações da economia que estamos enxergando", ele disse. "Nossa obrigação, inclusive, é fazer chegar essas informações ao comitê que define a taxa Selic, e nós estamos fazendo o nosso trabalho. A decisão é deles, mas o nosso papel é incrementar o fluxo de informações, para que as decisões sejam as mais técnicas e benéficas possíveis."

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline