Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

PSOL vai ao STF contra regras que flexibilizam licenciamento para minerais estratégicos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O PSOL acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra decretos editados no governo de Jair Bolsonaro (PL) que flexibilizam o licenciamento ambiental de projetos de extração de minerais enquadrados como "estratégicos". A ação foi distribuída por prevenção ao ministro André Mendonça, que já relata ação do PSB sobre o mesmo tema.

O partido questiona os Decretos 10.657/2021 e 10.965/2022. O primeiro criou o Comitê Interministerial de Análise de Projetos de Minerais Estratégicos (CTAPME), que centraliza a avaliação de empreendimentos considerados prioritários. O segundo alterou regras do Código de Mineração para agilizar o licenciamento, simplificando etapas de fiscalização.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Na petição, a legenda lembra o histórico recente de desastres sociais e ambientais ligados à mineração. "Os colapsos de barragens em Mariana (2015) e Brumadinho (2019) não são episódios isolados, mas consequências de um arranjo regulatório permissivo", alega.

Segundo a legenda, o Executivo e a Agência Nacional de Mineração (ANM) têm priorizado e acelerado projetos de extração de minerais "estratégicos" criando "vias preferenciais e redesenhando etapas processuais sensíveis do licenciamento e da fiscalização".

O PSOL quer que o Supremo determine a suspensão de todos os títulos minerários e licenças ambientais concedidas com base nos decretos. Também quer que a União, os Estados e os municípios sejam obrigados a implementar um plano de fiscalização, mitigação e prevenção de riscos decorrentes da atividade minerária dando prioridade a áreas de vulnerabilidade socioambiental, como o Vale do Jequitinhonha (MG).

publicidade

Outro pedido da legenda é para assegurar a participação social e a realização da consulta prévia às comunidades tradicionais em qualquer procedimento de licenciamento futuro.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline