Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Produção industrial cresce em 18 de 25 setores em janeiro, diz IBGE

Em janeiro de 2025, a produção industrial brasileira manteve estabilidade, com crescimento em 18 dos 25 ramos, destacando-se máquinas e veículos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Produção industrial cresce em 18 de 25 setores em janeiro, diz IBGE
AutorFoto: Bruno Rocha/Agência O Globo

A estabilidade (0,0%) na produção industrial nacional em janeiro ante dezembro foi decorrente, sobretudo, da perda de 2,4% nas indústrias extrativas, uma vez que houve crescimento em 18 dos 25 ramos pesquisados no período. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

LEIA MAIS:Saiba quem é a mulher encontrada morta dentro de casa em Apucarana

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

As contribuições positivas mais relevantes partiram de máquinas e equipamentos (6,9%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (3,0%). Houve expansão significativa também em produtos de borracha e de material plástico (3,7%), artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (9,3%), produtos farmoquímicos e farmacêuticos (4,8%), produtos diversos (10,0%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (4,3%), móveis (6,8%), manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (5,0%) e produtos alimentícios (0,4%).

LEIA MAIS:Saiba quem é a mulher encontrada morta dentro de casa em Apucarana

Na direção oposta, entre as seis atividades com perdas, as indústrias extrativas (-2,4%) exerceram o principal impacto em janeiro de 2025, após dois meses consecutivos de crescimento na produção, período em que acumulou ganho de 0,5%. Houve contribuições negativas importantes também dos setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-1,1%), celulose, papel e produtos de papel (-3,2%) e confecção de artigos do vestuário e acessórios (-4,7%).

publicidade

Comparação com janeiro de 2024

Segundo o IBGE, o avanço de 1,4% na indústria brasileira em janeiro de 2025 ante janeiro de 2024 foi resultado de uma expansão na produção de 17 dos 25 ramos investigados.

"Vale citar que janeiro de 2025 (22 dias) teve o mesmo número de dias úteis do que igual mês do ano anterior", frisou o IBGE.

publicidade

As principais influências positivas partiram de veículos automotores, reboques e carrocerias (13,4%), máquinas e equipamentos (14,1%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (14,5%).

Houve altas relevantes também em farmacêuticos (11,9%), produtos têxteis (17,5%), metalurgia (4,1%), produtos de metal (6,6%), produtos químicos (2,4%), produtos de borracha e de material plástico (3,8%), manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (7,7%), produtos de minerais não metálicos (4,2%), produtos diversos (10,3%) e móveis (9,1%).

Na direção oposta, entre as oito atividades com redução na produção, os maiores impactos negativos foram de indústrias extrativas (-5,2%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-3,8%).

publicidade

Houve quedas significativas também em bebidas (-5,1%) e celulose, papel e produtos de papel (-3,1%).

Difusão

O índice de difusão, que mostra a proporção de produtos com avanço na produção em relação ao mesmo mês do ano anterior, passou de 56,9% em dezembro para 58,8% em janeiro.

publicidade

Pelo oitavo mês consecutivo, houve uma maioria de produtos com crescimento na produção em relação a igual mês do ano anterior, observou André Macedo, gerente da pesquisa do IBGE. "A difusão permanece com uma maioria dos produtos com crescimento na produção", concluiu.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline