Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Primeira-ministra do Japão promete levar adiante corte de impostos com eleição se aproximando

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, prometeu implementar um corte de impostos já no próximo ano fiscal, após convocar uma eleição antecipada que pode fortalecer seu mandato ou levá-la a renunciar. Segundo ela, a dissolução da Câmara Baixa busca obter apoio popular para suas políticas.

Analistas avaliam que a popularidade de Takaichi deve favorecer o Partido Liberal Democrata, apesar de a legenda ter perdido a maioria nas duas Casas após escândalos de financiamento em 2024. Uma vitória ampla abriria espaço para medidas econômicas mais agressivas, embora ainda dependa de negociações com a Câmara Alta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Defensora de maior ativismo fiscal, Takaichi promete proteger as famílias do aumento do custo de vida. No entanto, anúncios recentes de estímulos e a possível suspensão temporária de impostos sobre alimentos levantaram preocupações sobre a situação fiscal do país. Esses temores contribuíram para a desvalorização do iene e a queda dos títulos públicos.

A rápida fraqueza da moeda eleva custos de importação e dificulta o controle da inflação. Takaichi afirmou que o governo reagirá a movimentos especulativos, mantendo atenção à sustentabilidade fiscal.

O mercado segue atento a uma possível intervenção cambial, após sinais do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) interpretados como maior tolerância a esse tipo de ação. Se a coalizão governista não vencer a eleição, Takaichi disse que deixará o cargo. Fonte: Dow Jones Newswires.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline