MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Presidente do Fed diz que tarifas maiores continuam elevando preços em alguns setores nos EUA

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou que as tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continuam pressionando os preços para cima em alguns setores no país. Mudanças nas políticas gove

Aline Bronzati (correspondente) e André Marinho (via Agência Estado)

·
Escrito por Aline Bronzati (correspondente) e André Marinho (via Agência Estado)
Publicado em 17.09.2025, 16:34:00 Editado em 17.09.2025, 16:43:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou que as tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continuam pressionando os preços para cima em alguns setores no país. Mudanças nas políticas governamentais continuam a evoluir, e seus efeitos na economia permanecem incertos", disse em coletiva de imprensa nesta tarde.

continua após publicidade

"Tarifas mais altas começaram a elevar os preços de algumas categorias de produtos, mas seus efeitos gerais sobre a atividade econômica e a inflação ainda não foram vistos", acrescentou. De acordo com ele, o cenário-base razoável é que o efeito das tarifas na inflação dos EUA será "breve". Ponderou, contudo, que também é possível que os impactos inflacionários sejam "mais persistentes", e esse é um risco a ser avaliado e gerenciado pelo Fed.

"Nossa obrigação é garantir que um aumento único no nível de preços não se torne um problema de inflação contínuo no curto prazo", afirmou Powell, acrescentando que os riscos à inflação apontam para cima e ao emprego, para baixo. E ambos os lados têm de ser equilibrados. "Julgamos apropriado nesta reunião dar mais um passo em direção a uma postura política mais neutra", concluiu.

continua após publicidade

Desinflação no setor de serviços

O presidente do Federal Reserve avaliou ainda que o processo de desinflação parece continuar desacelerando no setor de serviços. "A inflação diminuiu significativamente em relação às máximas registradas em meados de 2022, mas permanece relativamente elevada em relação à meta de longo prazo de 2%", analisou.

Apesar disso, ele disse que as expectativas de inflação de longo prazo seguem consistentes com meta de 2%.

Powell afirmou ainda que é incomum que demanda e oferta do mercado do trabalho caíam juntos.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Presidente do Fed diz que tarifas maiores continuam elevando preços em alguns setores nos EUA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!