Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Presidente do BoJ vê salários subindo e escassez de mão de obra como problema urgente japonês

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Kazuo Ueda, afirmou que os salários estão aumentando e a escassez de mão de obra se tornou um dos problemas econômicos mais urgentes no país. A declaração faz parte de discurso preparado para o Simpósio de Jackson Hole, neste sábado, 23, nos Estados Unidos.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Na ocasião, ele mencionou que o aumento das taxas de participação na força de trabalho atenuou o impacto da demografia na oferta de mão de obra. Também destacou a participação de mulheres e idosos na força de trabalho, que aumentou acentuadamente desde o início da década de 2010. "A taxa de participação de mulheres de 15 a 64 anos atingiu 78% em junho de 2025 - acima dos cerca de 60% do início dos anos 2000", acrescentou.

Para Ueda, as mudanças demográficas iniciadas na década de 1980 estão agora produzindo uma grave escassez de mão de obra e uma pressão ascendente persistente sobre os salários.

publicidade

De acordo com o presidente do BC japonês, elas também estão impulsionando ajustes significativos no lado da oferta da economia, por meio de maior participação, maior mobilidade e substituição de capital por trabalho.

"Essas forças complicarão a relação entre as condições do mercado de trabalho, os salários e os preços. Continuaremos monitorando esses desdobramentos de perto e incorporando nossa avaliação da evolução na condução da política monetária", disse Ueda.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline