Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

PMI de Serviços do Brasil sobe a 53,7 pontos em dezembro ante 50,1 em novembro

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) a respeito da atividade do setor de serviços do Brasil subiu de 50,1 pontos em novembro para 53,7 pontos em dezembro, indicando a expansão mais rápida em mais de um ano. Leituras acima de 50 pontos indicam expansão da atividade.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 6, pela S&P Global, que destaca que houve uma melhoria substancial na demanda por serviços, com as vendas crescendo pelo segundo mês consecutivo e na maior proporção desde novembro de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Para acomodar o aumento nas entradas de novos pedidos, os provedores de serviços no Brasil recrutaram pessoal adicional, com o aumento no emprego sendo o mais forte desde março.

"As empresas brasileiras de serviços comemoraram a melhoria na demanda à medida que nos aproximávamos da temporada de festas, o que sustentou um aumento substancial nas vendas, o crescimento contínuo dos empregos e a melhor recuperação na atividade de serviços em 14 meses", ressaltou Pollyanna de Lima, diretora associada de Economia da S&P Global, em nota.

A redução das pressões inflacionárias em toda a economia de serviços, juntamente com novas reduções nos custos e preços industriais, ajudou a conter a inflação geral do setor privado durante o mês de dezembro, acrescenta ela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pollyanna de Lima também menciona que, apesar do otimismo demonstrado pelos provedores de serviços em relação às perspectivas de crescimento, a confiança foi um pouco abalada pelas preocupações de que as eleições de 2026 possam trazer novos desafios para a economia.

PMI Composto

O PMI Composto, que mede a atividade conjunta das empresas de serviços e da indústria, subiu de 49,6 pontos em novembro para 52,1 em dezembro, sinalizando a primeira expansão na atividade econômica do setor privado em nove meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O aumento na atividade econômica agregada foi sustentado exclusivamente por um aumento na atividade de serviços, já que a produção industrial continuou em contração.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline