MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Planejamento deve aprovar no 2º semestre agenda robusta de revisão tributária, diz secretário

O secretário de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento, João Villaverde, destacou nesta terça-feira, 5, que a pasta tem uma grande expectativa para aprovar no segundo semestre deste ano uma série de medidas de "revisão tributária". "Temo

Daniel Tozzi Mendes (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniel Tozzi Mendes (via Agência Estado)
Publicado em 05.08.2025, 18:01:00 Editado em 05.08.2025, 18:15:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O secretário de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento, João Villaverde, destacou nesta terça-feira, 5, que a pasta tem uma grande expectativa para aprovar no segundo semestre deste ano uma série de medidas de "revisão tributária".

continua após publicidade

"Temos para o segundo semestre de 2025, uma agenda muito robusta de revisão de ordem tributária da economia brasileira. Estamos muito confiantes que isso será aprovado até o final do ano, no mais tardar no começo de 2026", afirmou Villaverde durante participação em evento da S&P Global Market Intelligence em São Paulo.

Segundo ele, a relação entre o Executivo e o Congresso é "muito boa" apesar de alguns "ruídos" que chegam à maior parte da população. "O governo Lula é um governo do diálogo", disse ele, destacando que o governo conseguiu aprovação importantes, como a reforma tributária.

continua após publicidade

Ao falar sobre o cenário econômico, Villaverde mencionou que quaisquer especulações para os próximos dois anos devem levar em consideração uma "variável inesperada", como foi o episódio da elevação de tarifas dos Estados Unidos a produtos brasileiros. "Até a tarde do dia 9 de julho, ninguém imaginava que o Brasil sofreria a taxação de tarifas por parte de um dos principais mercados exportadores brasileiros. Então, é sempre bom reminder que as coisas mudam", destacou.

Ao comentar sobre inflação e política monetária, Villaverde citou que a meta de inflação, de 3%, foi um alvo bastante ousado definido pelo atual governo. "Historicamente, a inflação de 5%, que é o nível atual, estaria dentro da meta", frisou ele.

O secretário ainda mencionou que a agenda de consolidação fiscal que o governo apresenta não necessariamente é a que é aprovada, uma vez que o Congresso costumeiramente faz alterações.

Ele mencionou, por exemplo, que o próprio arcabouço fiscal em vigor é exatamente igual ao que foi originalmente proposto. Villaverde reforçou, porém, que essa agenda de consolidação fiscal "permanece viva" e deve ocorrer sempre com diálogo junto ao Congresso.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Planejamento deve aprovar no 2º semestre agenda robusta de revisão tributária, diz secretário"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!