Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Petróleo e estímulos chineses puxam alta do Ibovespa, mas NY limita

Ibovespa opera indefinido, refletindo estímulos da China e temores da guerra comercial dos EUA. Acompanhe as oscilações e impactos no mercado

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Petróleo e estímulos chineses puxam alta do Ibovespa, mas NY limita
AutorFoto: Reprodução/pixabay

O Ibovespa opera indefinido na sessão desta quinta-feira, 6, dividindo-se entre sinais de estímulos à China - principal comprador de minério da Vale - e temores em relação aos efeitos da guerra comercial imposta pelos Estados Unidos.

O principal indicador da B3 abriu em 123.047,53 pontos, com variação zero, avançou 0,33% e atingiu máxima em 123.452,82 pontos. Na sequência, cedeu 0,10% e marcou mínima aos 122.925,01 pontos. Assim, segue perto deste nível. Às 11h33 subia 0,13% aos 123.211,25 pontos.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

LEIA MAIS:Rapper e filha de 5 anos morrem após tiroteio nos Estados Unidos

Há o temor de que as taxas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, gerem mais inflação no país e no mundo. Há pouco o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) da Filadélfia, Patrick Harker, se disse preocupado de que a queda da pressão inflacionária nos EUA esteja em risco. Já a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, ressaltou que a escalada em tensões comerciais vai enfraquecer a economia global.

Desta forma, as bolsas norte-americanas abriram em queda e a maioria das europeias também cede. Já as commodities operam com sinais distintos. O petróleo arrefeceu a alta e mira zerá-la. Já o minério de ferro fechou em baixa de 0,45% em Dalian.

publicidade

Petrobras PN operava no zero a zero e ON caía 0,11% perto das 11h30. Vale, por sua vez, diminuía a alta de mais de 1,00% para 0,65%. Já as demais ações do setor de metais viravam para o negativo.

Ontem, o Ibovespa subiu 0,20% e fechou aos 123.046,85 pontos. A alta foi limitada pelas perdas das ações da Petrobras, diante do recuo do petróleo, apesar do avanço em Wall Street.

Devido à semana encurtada pelo feriado de carnaval, a liquidez tende a continuar reduzida, pontua Alvaro Bandeira, coordenador de Economia da Apimec Brasil. Ao mesmo tempo, a agenda de indicadores no Brasil é escassa e isso eleva o foco nas questões tarifárias. O assunto, segundo Bandeira, tiram o otimismo sobre o desempenho da economia americana. Aliás, hoje novos dados do mercado de trabalho americano reforçam aquecimento - um dia antes da divulgação do relatório oficial de emprego, o payroll.

publicidade

"Essa briga comercial não é boa para ninguém, e tem ainda as questões políticas internas. O Índice Bovespa fica estagnado", avalia Luiz Roberto Monteiro, operador da mesa institucional da Renascença.

Neste cenário, acrescenta Monteiro, o Ibovespa fica estagnado. "Lá fora não ajuda. Hoje os pedidos de auxílio-desemprego dos EUA reforçaram aquecimento do mercado de trabalho elevando dúvidas sobre a política monetária dos EUA. Tem ainda dúvidas relacionadas aos efeitos das tarifas", acrescenta Monteiro.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline