Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Parlamento Europeu suspenderá acordo comercial UE-EUA, em meio à tensão sobre Groenlândia

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Parlamento Europeu suspenderá o acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos, em meio as crescentes tensões envolvendo a Groenlândia, segundo a mídia internacional. Fontes afirmaram à BBC que o anúncio sobre a suspensão deverá acontecer ainda nesta quarta-feira, dia 21.

Os parlamentares europeus deveriam votar a aprovação do acordo entre os dias 26 a 27 de janeiro, conforme a Reuters. O entendimento comercial contava com uma aprovação ampla dos partidos políticos do bloco comum e seus termos incluíam a eliminação de tarifas da União Europeia sobre importações de bens norte-americanos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Mas agora existe um "consenso majoritário" entre os grupos políticos para congelar o acordo comercial UE-EUA, afirmou a presidente do partido S&D (Social-Democrata), Iratxe García Pérez, em declaração à imprensa, de acordo com a AFP.

Presidente do grupo centrista Renovação, Valerie Hayer disse a repórteres que a suspensão da aprovação enviará uma mensagem "forte" de descontentamento para a Casa Branca e deixará empresas dos EUA que não queiram perder acesso ao mercado europeu em estado de alerta, conforme o Le Monde.

Líder do Partido Popular Europeu, bloco conservador e o maior do parlamento, Manfred Weber também já havia sinalizado que concordaria com a suspensão, em publicação no X durante o fim de semana. "Somos a favor do acordo, mas, com as ameaças de Donald Trump sobre a Groenlândia, a aprovação não será possível neste momento", escreveu ele na ocasião.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline