Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
BANCO CENTRAL

Parece existir alguma confusão sobre atribuições na política monetária

As bandas da meta de inflação funcionam para absorver choques eventuais e não para se reduzir o esforço da política monetária

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Parece existir alguma confusão sobre atribuições na política monetária
AutorConfusão sobre atribuições - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O diretor de Política Monetária do Banco Central e indicado à presidência da instituição a partir de 2025, Gabriel Galípolo, afirmou nesta terça-feira, 8, que parece existir alguma confusão sobre as atribuições na condução da política monetária.

LEIA MAIS:Rodolfo Mota é único candidato apoiado por Moro a vencer eleições

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"Muitas vezes a crítica da política monetária vem no desejo de falar: 'bom, essa taxa, essa inflação está ok, qual é o problema de ter uma inflação nesse patamar ou naquele patamar?'", disse, durante sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Na sequência, Galípolo afirmou que não foi conferida à autoridade monetária a liberdade de ter uma construção elástica do que é a meta de inflação.

"A meta de inflação é crítica. As bandas da meta de inflação funcionam para absorver choques eventuais e não para se reduzir o esforço da política monetária", garantiu.

publicidade

Segundo ele, quem está eventualmente criticando e entendendo que se poderia no Brasil rodar com uma inflação superior não está diretamente criticando o Banco Central. "Uma vez recebido o que é a meta de inflação, cabe ao Banco Central colocar a taxa de juros num patamar respeitado. Suficiente, pelo tempo que for necessário, para atingir aquela meta."

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline