MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

ONS: Reservatórios de hidrelétricas vão fechar novembro entre 40% e 55% cheios

Até o final de novembro, os reservatórios das hidrelétricas estarão com estoques de água entre 40% e 55%, patamar considerado bastante confortável para chegar a 2026 e não depender tanto das chuvas, disse há pouco o diretor de Planejamento do Operador Nac

Denise Luna e Luciana Collet (via Agência Estado)

·
Escrito por Denise Luna e Luciana Collet (via Agência Estado)
Publicado em 26.06.2025, 18:12:00 Editado em 26.06.2025, 18:27:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Até o final de novembro, os reservatórios das hidrelétricas estarão com estoques de água entre 40% e 55%, patamar considerado bastante confortável para chegar a 2026 e não depender tanto das chuvas, disse há pouco o diretor de Planejamento do Operador Nacional do Sistema (ONS), Alexandre Zucarato.

continua após publicidade

Mesmo assim, o ONS prevê despachar um número maior de térmicas este ano para atender o consumo na ponta (entre 18h e 21h), ou seja, no fim do dia, quando a demanda por energia elétrica aumenta. Na pandemia,a ponta do consumo foi deslocada para a parte da tarde, mas,segundo o ONS, já

voltou à normalidade.

continua após publicidade

"O custo total da operação tende a aumentar, mas para quanto a gente não sabe", explicou o diretor de Operação, Christiano Vieira, ao ser perguntado sobre a tendência de manter bandeira vermelha na conta de luz dos brasileiros por conta dos maiores despachos térmicos.

O ONS teve que tomar medidas adicionais este ano para manter o Sistema Interligado Nacional (SIN) equilibrado. Zucarato deu como exemplo uma potência de 2,5 gigawatts (GW) proveniente de importação da Argentina, Uruguai e Venezuela, que normalmente não entra na conta da carga existente, mas que pode ser considerada.

"No cenário mais desfavorável, sem chuva, sem vento, sem, sol, se precisar (a importação) entra", disse Zucarato após apresentação presencial do Programa Mensal de Julho (PMO), o que não acontecia desde antes da pandemia. "O pior cenário é hipotético e pouco provável, mas é possível", ressaltou.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "ONS: Reservatórios de hidrelétricas vão fechar novembro entre 40% e 55% cheios"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!