MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

OMC revisa projeção para comércio global de mercadorias, de queda de 0,2% para alta de 0,9%

A Organização Mundial do Comércio (OMC) revisou para cima a projeção para o comércio mundial de mercadorias para 2025, de contração de 0,2% prevista em abril para crescimento de 0,9%. A expectativa, no entanto, ainda é abaixo dos 2,7% projetados antes dos

Isabella Pugliese Vellani e André Marinho (via Agência Estado)

·
Escrito por Isabella Pugliese Vellani e André Marinho (via Agência Estado)
Publicado em 08.08.2025, 13:48:00 Editado em 08.08.2025, 13:56:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Organização Mundial do Comércio (OMC) revisou para cima a projeção para o comércio mundial de mercadorias para 2025, de contração de 0,2% prevista em abril para crescimento de 0,9%. A expectativa, no entanto, ainda é abaixo dos 2,7% projetados antes dos aumentos tarifários, informou a OMC.

continua após publicidade

"A elevação se deve principalmente à antecipação das importações nos Estados Unidos", afirmaram economistas da OMC em relatório. "No entanto, tarifas mais altas ao longo do tempo pesarão sobre o comércio, reduzindo o crescimento esperado do volume comercial para o próximo ano de 2,5% para 1,8%", avaliaram.

A diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, disse que o comércio global demonstrou resiliência diante de choques persistentes, incluindo os aumentos tarifários.

continua após publicidade

Segundo ela, as importações antecipadas e a melhoria das condições macroeconômicas proporcionaram um modesto impulso às perspectivas para 2025, mas o impacto total das recentes medidas tarifárias ainda está se desenvolvendo.

"A sombra da incerteza tarifária continua a pesar fortemente sobre a confiança empresarial, o investimento e as cadeias de suprimentos. A incerteza continua sendo uma das forças mais perturbadoras no ambiente comercial global", acrescentou.

No documento, a OMC considera que as economias asiáticas continuarão sendo as maiores impulsionadoras positivas do crescimento do volume do comércio mundial de mercadorias em 2025; a América do Norte terá um impacto negativo no crescimento em 2025 e 2026; e a contribuição da Europa para o comércio em 2025 passou de "moderadamente positiva para ligeiramente negativa".

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "OMC revisa projeção para comércio global de mercadorias, de queda de 0,2% para alta de 0,9%"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!