Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Novo presidente da Previ foi indicado por Tarciana e pode ser reconduzido a novo mandato

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O novo presidente da entidade, Márcio Chiumento, chegou à Previ como indicação direta da presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e pode ser reconduzido ao posto em maio de 2026, quando se encerrará o mandato. Até ser alçado ao lugar do demissionário João Fukunaga, Chiumento era diretor de Participações da entidade.

Na governança da Previ, a presidência e as diretorias de Participações e Investimentos são preenchidas com nomes apresentados pelo patrocinador, o BB. Já os cargos de diretor de Administração, de Planejamento e de Seguridade são preenchidos por meio de eleição entre os associados.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Chiumento vai cumprir o mandato de Fukunaga, que se encerra em 31 de maio de 2026. Então, pode ser reconduzido pela presidência do BB, hipótese na qual fontes da Previ apostam.

Pessoas próximas à entidade destacam que Chiumento tem perfil técnico, sem ligação ou histórico político partidário - diferente de Fukunaga, que foi dirigente sindical com relações próximas a altas instâncias do PT.

O executivo foi ouvidor-geral do BB, entre outros cargos no banco, e chega num momento em que os resultados da auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) estão para ser apresentados.

publicidade

A investigação foi aberta após um déficit de R$ 17,4 bilhões em 2024 e desgastou a imagem de Fukunaga antes da conclusão do processo.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline