Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Novo leilão de faixa móvel prevê sinal de internet em BRs e regiões desassistidas

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Ministério das Comunicações publicou nesta segunda-feira, 14, portaria com as diretrizes para o próximo leilão de telefonia móvel, a partir da exploração das subfaixas de 700 MHz. A proposta prevê a instalação de infraestrutura de internet móvel em regiões atualmente desatendidas, incluindo rodovias.

A expectativa é levar internet com tecnologia 4G ou superior a 500 localidades e beneficiar cerca de 800 mil pessoas. Também está prevista a cobertura de até 8 mil km de rodovias federais, incluindo trechos hoje sem sinal das BRs 101, 116, 135, 163, 242 e 364. A BR-101, por exemplo, deverá alcançar 100% de cobertura até 2026.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Além da ampliação da cobertura, o novo leilão vai estabelecer exigências de atendimento a usuários visitantes por meio do roaming obrigatório entre prestadoras. A medida busca ampliar a interoperabilidade e garantir conectividade em locais onde apenas uma operadora esteja presente.

Com a publicação da portaria, caberá à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) elaborar o edital do leilão seguindo as diretrizes. O documento deverá incluir critérios de priorização a operadoras regionais e ser submetido ao Tribunal de Contas da União (TCU) antes da versão final.

A previsão é de que o certame seja lançado ainda no segundo semestre deste ano. Os primeiros compromissos de cobertura devem começar a ser cumpridos em 2026.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline