Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Nos EUA, CPI sobe 0,2% nos 2 meses de setembro a novembro e taxa anual avança 2,7%

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,2% nos dois meses de setembro a novembro, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta quinta-feira, 18, pelo Departamento do Trabalho. Na comparação anual, o CPI subiu 2,7% em novembro. Analistas consultados pelo Projeções Broadcast esperavam para novembro altas de 0,3% e 3,1%, respectivamente.

Em setembro, o índice cheio do CPI teve alta de 0,3% na comparação mensal e acréscimo de 3,0% no confronto anual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O número foi divulgado em caráter excepcional durante a paralisação do governo dos EUA, que atingiu o recorde com duração mais longa da história da máquina pública norte-americana.

Núcleo

O núcleo do CPI dos Estados Unidos, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, avançou 2,6% na comparação anual de novembro, segundo os dados com ajustes sazonais publicados pelo Departamento do Trabalho nesta quinta-feira. O resultado veio em linha com a expectativa de analistas consultados pelo Projeções Broadcast. A comparação mensal do núcleo do CPI de novembro não foi divulgado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em setembro, o núcleo subiu 0,2% ante agosto e registrou alta de 3,0% ante um ano antes.

No texto publicado nesta quinta, o Escritório de Estatísticas do Trabalho (BLS, na sigla em inglês) menciona que não foram coletados os dados de pesquisa para outubro de 2025 devido ao shutdown e que não foi possível coletar as informações de maneira retroativa.

"Para alguns índices, o BLS utiliza fontes de dados não provenientes de pesquisas em vez de dados de pesquisa para realizar os cálculos do índice. O BLS conseguiu obter retroativamente a maior parte dos dados não provenientes de pesquisas para outubro", explica, ao mencionar que a coleta de dados do CPI foi retomada em 14 de novembro de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline