Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

‘Noivo esperando a noiva no altar’, diz presidente do Paraguai sobre acordo entre Mercosul e UE

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, manifestou neste sábado, 20, frustração com a não assinatura do acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE). "Estávamos como o noivo esperando a noiva no altar", lamentou Peña em fala durante a 67ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul. "Perdemos uma oportunidade", ressaltou.

A cúpula de líderes do Mercosul estava inicialmente marcada para o começo de dezembro. Porém, foi adiada para o dia hoje a pedido da União Europeia, que esperava uma votação no Parlamento Europeu esta semana que desse o aval para o acordo com o bloco sul-americano. Porém, com a recusa da Itália em fechar o acordo agora, a assinatura foi adiada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Peña assume a presidência pro tempore do Mercosul por seis meses a partir de janeiro. Antes da fala dele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera o bloco comum até o fim do ano, manifestou algum otimismo com a parceria com a UE.

"Quem sabe no primeiro mês de Presidência do Paraguai do Mercosul, acordo com UE será assinado", disse Lula.

Em carta a Lula, os presidentes do Conselho Europeu, António Costa, e da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, reafirmaram o compromisso com a assinatura do acordo UE-Mercosul em janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Embora não seja possível, lamentavelmente, proceder com a assinatura dos acordos em 20 de dezembro, já que os procedimentos internos do Conselho requeridos para autorizar a assinatura ainda estão sendo finalizados, estamos trabalhando ativamente para completar esses passos prontamente", disseram.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline