MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Não há detalhes suficientes para analisar o acordo UE-EUA, afirma dirigente do BCE

O dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do BC da Irlanda, Gabriel Makhlouf, afirmou ainda não ter detalhes suficientes para analisar o acordo comercial entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos. A princípio, o dirigente pondera que a

Laís Adriana (via Agência Estado)

·
Escrito por Laís Adriana (via Agência Estado)
Publicado em 29.07.2025, 10:44:00 Editado em 29.07.2025, 10:51:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do BC da Irlanda, Gabriel Makhlouf, afirmou ainda não ter detalhes suficientes para analisar o acordo comercial entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos. A princípio, o dirigente pondera que as tarifas de 15% pesarão sobre o crescimento econômico, mas serão mitigadas pela redução da incerteza e ausência de uma guerra comercial.

continua após publicidade

"Contudo, tendo em vista a imprevisibilidade pela qual o governo dos EUA foi marcado nos últimos seis meses e a importância dos detalhes, vou me abster de comentar por enquanto", escreveu, em artigo publicado nesta terça-feira, 29, em seu blog.

Makhlouf observou que ainda há muitas incertezas sobre a economia e seus futuros desdobramentos de maneira geral, que podem ter implicações sobre a inflação e exigir respostas monetárias. Do lado fiscal, por exemplo, o aumento em gastos com defesa da Europa e da emissão de Treasuries pelos EUA podem ter impactos globais.

continua após publicidade

Ecoando comentários de outros dirigentes, Makhlouf apontou que a inflação estabilizou na meta e o crescimento da zona do euro está praticamente em linha com as expectativas.

O dirigente vê a política monetária bem posicionada para esperar e analisar os dados até identificar a necessidade de mudança na política monetária. O BCE não está comprometido com uma trajetória específica para os juros e segue determinado em garantir a estabilidade da inflação em 2% no médio prazo, reiterou Makhlouf.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Não há detalhes suficientes para analisar o acordo UE-EUA, afirma dirigente do BCE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!