Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

MME: acordo entre Brasil e Arábia Saudita prevê setor privado em licenças para mineração

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o ministro da Indústria e Recursos Minerais da Arábia Saudita, Bandar Al-Khorayef, formalizaram hoje um memorando de entendimento para a cooperação bilateral no setor minerário. Dentre outros pontos, o acordo prevê a possibilidade de participação do setor privado brasileiro e saudita na aquisição de licenças de exploração e mineração, em conformidade com a legislação de cada país.

O memorando tem vigência de cinco anos. É mencionado, como objetivo, o intercâmbio de conhecimento, estímulo a investimentos e o desenvolvimento conjunto de tecnologias aplicadas à geologia e à mineração, de acordo com comunicado do Ministério de Minas e Energia (MME). Mais especificamente, são previstas trocas de especialistas e a realização de programas de capacitação e a transferência de tecnologias, por exemplo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O governo brasileiro quer investimentos na cadeia de transformação mineral no Brasil, alinhado com o processo de industrialização e desenvolvimento tecnológico. Alexandre Silveira cumpre agenda oficial no exterior até dia 25 de janeiro. Em Riad, na Arábia Saudita, ele participou hoje da 5ª edição da Mesa-Redonda Ministerial do Fórum de Minerais do Futuro e de reuniões com autoridades governamentais. Posteriormente, ele segue para Xangai, na China.

A pasta de Minas e Energia vê a possibilidade de criação da chamada "Aliança de Investimento em Mineração Brasil-Arábia Saudita", com foco na exploração, processamento e agregação de valor a minerais estratégicos, conforme a justificativa utilizada. "O Brasil está construindo alianças estratégicas com países que compartilham uma visão de futuro baseada em desenvolvimento, inovação e transição energética", declarou Silveira, em nota.

Na segunda-feira, 12, o ministro brasileiro solicitou o apoio do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF) em projetos voltados ao mapeamento do potencial mineral brasileiro. Atualmente, só 30% do subsolo nacional está mapeado, aproximadamente. Ele também manifestou o interesse em receber, no Brasil, representantes da empresa Manara Minerals Investment Company (Manara).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline