Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Microsoft lança chip de IA que promete reduzir custos enfrentar rivais Amazon e Google

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira, 26, um novo chip próprio de inteligência artificial (IA), o Maia 200, em um movimento que intensifica a disputa com soluções desenvolvidas por Amazon e Alphabet, controladora do Google. Segundo a empresa, o chip foi projetado para tornar mais barata e eficiente a etapa de inferência - quando modelos de IA já treinados são usados para gerar respostas, textos ou previsões em aplicações do dia a dia.

Produzido com tecnologia da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), o Maia 200 foi desenhado para processar grandes volumes de dados com rapidez e menor consumo de energia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A Microsoft afirma que o chip entrega desempenho superior ao de rivais diretos: em determinados tipos de cálculo, seria até três vezes mais rápido que o Trainium de terceira geração da Amazon e superaria o TPU de sétima geração do Google. A empresa também destaca um ganho de cerca de 30% em desempenho por dólar em relação ao hardware mais recente que já utiliza em seus data centers.

O Maia 200 passa a integrar a infraestrutura de IA da companhia e deve ser usado em diversos modelos, incluindo as versões mais recentes do GPT-5.2, da OpenAI. A tecnologia reforça serviços como o Microsoft Foundry e o Microsoft 365 Copilot. Segundo a empresa, o chip também será empregado em projetos internos voltados à geração de dados sintéticos e ao aprimoramento de novos modelos.

O novo processador já está em operação em um data center nos Estados Unidos. O Maia 200 é integrado à plataforma de computação em nuvem Azure, e a Microsoft iniciou a prévia de um conjunto de ferramentas para desenvolvedores, facilitando o uso do chip em diferentes aplicações e ambientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Amazon e a Alphabet estão entre os principais compradores da Nvidia e também buscam desenvolver seus próprios chips, mas, segundo analistas de Wall Street consultados pela Reuters, a Microsoft se diferencia ao lançar um conjunto de ferramentas de software que compete diretamente com a gigante de semicondutores.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline