Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Meta fecha acordos com Oklo e Vistra para ampliar oferta nuclear nos EUA

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Meta anunciou dois acordos distintos voltados à expansão e ao suporte da geração nuclear nos Estados Unidos, segundo comunicados divulgados nesta sexta-feira, 9. As parcerias envolvem a Oklo e a Vistra e têm como foco garantir energia limpa e confiável para operações da empresa, especialmente data centers e projetos ligados à inteligência artificial (IA).

No caso da Oklo, o acordo apoiará o desenvolvimento de um campus nuclear de até 1,2 gigawatt no sul de Ohio. Segundo a empresa, o entendimento "fornece um mecanismo para a Meta pré-pagar por energia e aportar recursos para avançar a certeza do projeto", viabilizando a implantação de reatores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A Oklo afirmou que os recursos serão usados para "garantir combustível nuclear e avançar a Fase 1 do projeto", com início das atividades de pré-construção previsto para 2026 e a primeira fase entrando em operação em 2030.

A Vistra, por sua vez, assinou contratos de compra de energia (PPAs) de 20 anos com a Meta para fornecer mais de 2,6 gigawatts de eletricidade nuclear livre de carbono na região do PJM.

De acordo com o comunicado, os acordos incluem 2.176 MW de geração em operação e 433 MW adicionais de aumento de potência, o que a empresa classificou como "os maiores upgrades nucleares já apoiados por um cliente corporativo nos Estados Unidos".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em ambos os anúncios, a Meta destacou que está investindo em energia nuclear por se tratar de uma fonte "limpa e confiável", essencial para sustentar suas operações e ambições em IA.

Nenhum dos comunicados divulgou valores financeiros dos acordos.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline