Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Mercosul: Lula recebe presidência do bloco, visita Cristina Kirchner e tem encontros bilaterais

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta quinta-feira, 3, do presidente argentino, Javier Milei, a presidência temporária do Mercosul, com duração de seis meses. Ele também visitará a ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, que está em prisão domiciliar.

Às 8h, Lula participa do café da manhã oferecido ao presidente do Paraguai, Santiago Peña. O assunto do encontro não foi antecipado à imprensa. Brasil e Paraguai estão em fase de renegociação do Anexo C do Tratado de Itaipu, que estabelece as bases financeiras e comerciais da hidrelétrica binacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Com a revisão do Anexo C, o Paraguai poderá deixar de ser obrigado a vender ao Brasil - a preço de custo - a energia excedente que não consome. Segundo especialistas, essa mudança pode impactar o valor da conta de luz dos consumidores brasileiros.

Às 10h, Lula participa da sessão plenária da Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Mercosul e dos Estados Associados. Às 12h50, ele receberá a transferência da Presidência Pro Tempore do Mercosul.

Logo em seguida, o presidente visita Cristina Kirchner, após a liberação da Justiça argentina. O pedido foi feito pela própria ex-presidente, que está em prisão domiciliar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A visita de Lula à Cristina gerou ruídos com o presidente da Argentina, Javier Milei. No dia 11 de junho, o petista manifestou apoio a Cristina, condenada a seis anos de prisão. Na rede social X, Lula disse que telefonou à ex-presidente e disse que notou que ela lida de "maneira serena e determinada" com o que ele chamou de "situação adversa".

A ex-presidente da Argentina foi condenada por contratos superfaturados em obras públicas e fraudes em licitações na província de Santa Cruz durante sua presidência. Além da prisão, ela também teve os direitos políticos cassados. Cristina diz ser inocente e vítima de perseguição judicial.

Reuniões bilaterais

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após a visita, Lula terá duas reuniões bilaterais. Uma com o Prêmio Nobel da Paz Adolfo Esquivel e outra com o presidente boliviano, Luis Arce. A Bolívia foi incorporada ao Mercosul em julho do ano passado. Por regra, o país tem quatro anos para se adequar às normas do bloco e aderir à Tarifa Externa Comum (TEC). O Brasil apoiou a entrada do país no bloco e deve reforçar a importância para a região de que a Bolívia conclua o processo de entrada.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline