Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

MDIC: governo oficializa criação de ZPE no Pará e prevê investimentos de R$ 1 bi

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que nesta sexta-feira, 23, visita duas concessionárias automotivas em Ribeirão Preto (SP), comentou a oficialização pelo governo federal da criação da nova Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Barcarena, no Pará. Aprovada em novembro de 2025 pelo Conselho Nacional das ZPEs, o empreendimento será instalado no Distrito Industrial de Barcarena, com área de 271 hectares.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a ZPE de Barcarena já conta com o projeto-âncora aprovado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A Bravo Metals Ltda vai instalar no local uma indústria de processamento de metais de platina, níquel e cobre. Esse projeto prevê R$ 1 bilhão em investimentos, com estimativa de criação de 2.500 empregos na implantação e 210 empregos na operação, diretos e indiretos.

"A nova ZPE dará mais competitividade às exportações do Estado, em áreas como mineração. Ela cumpre um papel estratégico ao atrair investimentos, gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento do País. É um espaço preparado para receber empresas, agregar valor à produção nacional e ampliar as exportações", destaca o vice-presidente.

O município de Barcarena, a 13 quilômetros de Belém por via fluvial e 113 quilômetros por rodovia (PA-151), é integrado à região metropolitana da capital, com 2,54 milhões de habitantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o MDIC, com a publicação do decreto, o governo do Pará tem o prazo de 90 dias para estabelecer a empresa administradora da ZPE e a obrigação de iniciar as obras dentro de 24 meses.

A administradora será responsável por implantar e administrar a área de livre-comércio. Para entrar em funcionamento, a ZPE de Barcarena ainda precisará passar pelo alfandegamento da área pela Secretaria Especial da Receita Federal, do Ministério da Fazenda.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline