Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Lula sobre minerais raros em negociações com EUA: Não permitiremos exploração como no passado

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira, 5, que o governo não vai permitir que os minerais raros sejam explorados por países estrangeiros como no passado. A declaração foi feita durante a cerimônia de abertura da 5ª reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (Consea), mais conhecido como Conselhão.

"Contamos com a maior reserva mundial de nióbio, a segunda de níquel e de terras raras, e terceiro de manganês e bauxita. Estamos construindo uma política nacional que vai garantir que a exploração desses recursos traga ganhos ao povo brasileiro", disse Lula.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A fala de Lula é um contraponto ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que afirmou, nesta segunda-feira, 5, que há a possibilidade de acordos de cooperação com os Estados Unidos envolvendo terras raras e minerais críticos.

"Nós temos minerais críticos e terras raras. Os Estados Unidos não são ricos nesses minerais. Nós podemos fazer acordos de cooperação para produzir baterias mais eficientes na área tecnológica", disse o ministro em entrevista à BandNews.

Lula afirmou ainda que vai criar um conselho de política mineral ligado diretamente à Presidência da República para evitar que essas rochas sejam entregues ao exterior.

publicidade

"Nós temos um conselho de política mineral que eu vou trazer para a Presidência da República, ele vai funcionar ligado ao meu umbigo para que a gente não veja ninguém vendendo as coisas que a gente tem sem passar por uma discussão. Se essas terras raras e esses minerais críticos existem de verdade no Brasil, ele é nosso. A gente não vai permitir que eles sejam explorados como outros minérios em tanto tempo", declarou Lula.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline