Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Lula reafirma desejo de que o Brasil não seja mero fornecedor de minerais críticos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reafirmou nesta segunda-feira, 24, o desejo de que o Brasil não seja um mero fornecedor de minerais críticos e defendeu uma parceria com países africanos para a exploração desse tipo de mineral.

"O continente africano possui importantes reservas de minerais críticos, como o lítio e cobalto, que desempenharão um papel estratégico na transição verde. A cooperação internacional nessa matéria é fundamental. Quero te dizer que o Brasil está disposto a colaborar com vocês", declarou Lula durante fórum com empresários de Moçambique e do Brasil em Maputo, capital de Moçambique.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

E continuou: "Temos que tomar a decisão. Não vamos ser exportadores dos minerais críticos. Se quiser, vai ter que industrializar no nosso país para que o nosso país possa ganhar dinheiro."

Parceria com África

Lula defendeu o fortalecimento de parcerias de produção e comércio com países africanos, dadas as dificuldades comerciais com países de outros blocos: "O Brasil terá mais dificuldade de vender coisas para a Alemanha, mas vende. Terá mais dificuldade de vender coisas para os Estados Unidos, mas vende. Mas no continente africano, não só podemos vender, como podemos produzir coisas para comprar", declarou.

publicidade

O presidente brasileiro citou as negociações de combustível. "Em abril de 2026, em Hannover, vai acontecer a maior feira industrial do mundo. O Brasil é um convidado de honra. Eu quero ir lá, na feira de Hannover, para provar qual a gasolina e qual o óleo diesel que emitem menos CO2 no planeta Terra. Quero provar que é o brasileiro", falou.

A visita oficial a Moçambique vem nas comemorações de 50 anos de relação entre os dois países. Mais cedo, Lula teve reunião bilateral com o presidente moçambicano, Daniel Chapo, e participou de evento para assinatura de acordos.

Ainda nesta segunda-feira, o presidente receberá o título de doutor honoris causa da Universidade Pedagógica de Moçambique. A previsão é que embarque de volta ao Brasil às 13h20, no horário de Brasília.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline