Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Lula conversa com presidente da Comissão Europeia e reitera expectativa por acordo com Mercosul

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, telefonou para a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nesta sexta-feira, 5, segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). A conversa durou cerca de 20 minutos e vinha sendo organizada há algumas semanas pelas equipes da Presidência e da Comissão Europeia. Lula reiterou a expectativa pela assinatura do acordo Mercosul-União Europeia até o fim do ano.

"O presidente Lula saudou o envio do acordo Mercosul-União Europeia pela Comissão para aprovação pelo Conselho Europeu, como mais um passo importante para sua assinatura. Manifestou, nesse sentido, a expectativa de que o acordo possa ser assinado no final deste ano, durante a Cúpula do Mercosul no Brasil", afirmou a Secom, em nota.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Ainda de acordo com o governo brasileiro, o petista "também defendeu que qualquer regulamento sobre salvaguardas que seja adotado internamente pela UE esteja em plena conformidade com o espírito e os termos pactuados no acordo".

Lula e von der Leyen concordaram, segundo a nota, que a parceria entre os dois blocos é "ainda mais estratégica", principalmente devido ao "momento de incerteza e desestruturação do comércio internacional".

A nota não menciona o governo dos Estados Unidos, mas o pano de fundo é a política de sanções comerciais do presidente norte-americano, Donald Trump.

publicidade

O presidente brasileiro e a presidente da Comissão Europeia também reiteraram "compromisso com o multilateralismo e com uma ordem internacional mais justa e pacífica" na conversa desta sexta-feira.

Von der Leyen manifestou a Lula o apoio, por parte da União Europeia, para a realização da COP30 em Belém. A escolha do governo brasileiro vem enfrentando críticas, principalmente nas últimas semanas, devido a problemas na infraestrutura hoteleira e altos preços de hospedagem na capital do Pará.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline