MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Lula à GWM: vocês terão mais felicidade com trabalhadores brasileiros do que têm na China

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse a executivos da fábrica da chinesa GWM (Great Wall Motor), inaugurada em Iracemápolis (SP) nesta sexta, 15, que eles terão mais "felicidade" com os trabalhadores brasileiros do que com os tr

Lavínia Kaucz e Gabriel de Sousa (via Agência Estado)

·
Escrito por Lavínia Kaucz e Gabriel de Sousa (via Agência Estado)
Publicado em 15.08.2025, 18:51:00 Editado em 15.08.2025, 18:59:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse a executivos da fábrica da chinesa GWM (Great Wall Motor), inaugurada em Iracemápolis (SP) nesta sexta, 15, que eles terão mais "felicidade" com os trabalhadores brasileiros do que com os trabalhadores chineses. "Vocês terão mais felicidade com esses trabalhadores brasileiros do que vocês têm na China com os companheiros de vocês, do que em qualquer lugar", afirmou.

continua após publicidade

Em diversos momentos do discurso na cerimônia de inauguração da fábrica chinesa, Lula fez acenos ao País asiático. "Essa visão que os chineses têm de que eles podem ocupar uma parte do mundo vendendo, produzindo, ensinando, que nós vamos aproveitar. Portanto, façam daqui do Brasil uma base para venderem o produto de vocês na América Latina", rogou.

"É por isso que temos uma relação muito forte com a China, que é nosso maior parceiro comercial", emendou, destacando que é necessário intensificar o multilateralismo em resposta às tarifas impostas pelo governo de Donald Trump nos EUA.

continua após publicidade

Alckmin: Só indústria automotiva investe R$ 180 bilhões

O vice-presidente Geraldo Alckmin ressaltou os investimentos anunciados por montadoras e fornecedores de autopeças, na esteira dos estímulos da política industrial, ao participar da inauguração da fábrica de carros da marca chinesa GWM em Iracemápolis, interior de São Paulo.

Só na indústria automotiva, lembrou Alckmin, são R$ 180 bilhões a serem investidos no Brasil, uma cifra, segundo ele, fruto da Nova Indústria Brasil, como é chamada a política do governo federal de apoio à reindustrialização do País.

continua após publicidade

Em seu discurso, Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, frisou que, apoiada por expansão de renda e emprego, a indústria de veículos cresceu 9,3% no ano passado, quando no mundo o setor cresceu, em média, 2%.

Ele aproveitou ainda o evento da indústria de automóveis para salientar que a reforma tributária vai impulsionar o setor produtivo ao simplificar o modelo tributário e desonerar totalmente tanto os investimentos quanto as exportações. Citando estudos do Ipea, Alckmin observou que as mudanças na tributação do consumo devem dar um impulso de 12% ao Produto Interno Bruto (PIB) em 15 anos, levando nesse período a um crescimento de 14% dos investimentos e de 17% das vendas ao exterior.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Lula à GWM: vocês terão mais felicidade com trabalhadores brasileiros do que têm na China"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!